sábado, 22 de maio de 2010

Livros - Trilogia Millenium

Desde que iniciei o blog tinha em mente de não me ater somente as resenhas relativas aos filmes, mas queria estreiar a parte literária do blog comentando sobre um livro (ou livros) que realmente valessem a pena indicar. 

Foi então que desde março deste ano que eu estou envolvido com a leitura da trilogia Millenium, os três livros tem mais de 500 páginas cada um e em nenhum momento perde o ritmo, e sempre se quer ler um pouco mais para descobrir o que vai acontecer com algum personagem da trama, que por sinal não são poucos, mas todos muito bem construídos e inseridos dentro da hsitória.

Nos livros temos dois personagens centrais, o repórter investigativo Mikael Blomkvist e a hacker Lisbeth Salander, e é em torno deles que os demais personagens entram em saem da trama porém os personagens secundários são tão bem construídos que se encaixam com perfeição ao que está sendo narrado.

O primeiro livro da trilogia se chama "Os Homens que não Amavam as Mulheres", seguido por "A Menina que Brincava com Fogo" e que tem o seu desfecho em "A Rainha do Castelo de Ar". Como se trata de uma trilogia a primeira vista parece que o primeiro volume da  mesma é uma história a parte, porém ledo engano daqueles que pensarem isso, pois ao ler tudo se percebe que nada foi desnecessário.

É verdade que o livro contém cenas violentas, envolvendo sexo e assassinatos, mas a trama foi tão bem construída por Stieg Larsson (autor da trilogia e falecido aos 50 anos após terminar de escrever os livros) que de uma forma ou de outra nada ficará sem justificativa.

A trama também conta inúmeras reviravoltas, que não deixará o leitor se dar por satisfeito até chegar ao final de tudo, e isso é outro acerto do autor que desta forma mantém o interesse sempre em alta dos que estão lendo os livros.

Ao terminar de ler as 1814 páginas que compõem a trilogia em praticamente dois meses, tive a certeza de ser com estes livros que eu iria estreiar aqui no Movies & Cultures as minhas resenhas sobre livros. Até mesmo aqueles que não tem hábito de ler livros grandes vão com certeza ao pegar o primeiro volume para ler e querer saber como toda aquela história irá acabar.

E posso dizer que realmente é surpreendente o desfecho de tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário