Qual a receita para se fazer um filme de vampiro teen? Primeiro junte atores com rostos bonitinhos, torne os vampiros vegetarianos (isso mesmo eles não mordem ninguém) adicione a receita alguns quilos de pancake (quanto mais melhor) e lobisomens de peito nú sob a chuva densa... pronto esta feito "Lua Nova" (New Moon, EUA 2009) que consegue ser tão lento quanto o seu antecessor "Crepúsculo" (Twilight, EUA 2008).O filme começa do mesmo ponto onde o seu antecessor parou e o público reencontra o casal Bella e Edward conversando sobre o seu relacionamento - o mesmo papo chato que permeia todo o primeiro capítulo - e de como Edward pode ser perigoso para ela e isso tudo no dia do aniversário de 18 anos de Bella.
É neste ponto que Alice resolve fazer uma festa para comemorar o aniversário de Bella na casa dos Cullen, porém um incidente ao abrir um de seus presentes faz Bella se cortar e despertar em Jasper - um dos irmãos de Edward - a sua vontade por sangue humano, mesmo sendo contra a tradição dos Cullen tomar sangue humano. Edward se vê obrigado a defender Bella de Jasper e daí irá se questionar se ele também não é uma ameaça a vida de Bella.
Edward então toma a decisão de deixar Bella, esta por sua vez fica inconsolada e se isola do mundo por alguns meses. Após o período de reclusão Bella acaba por se envolver com Jacob Black (que por sua vez também esconde um segredo) e este por sua vez que já nutria uma paixão por Bella vê a chance de te-la ao seu lado uma vez que Edward se foi.
Se o foco do primeiro capítulo eram os vampiros, quem ganha espaço neste segundo capítulo da saga são os lobisomens, mas nem mesmo essa mudança de foco garante um ritmo melhor ao filme que se mostra tão lento quanto o seu antecessor.
Mesmo a mudança de direção que ficou a cargo de Chris Weitz (A Bússola de Ouro) não imprime um ritmo melhor ao filme, se igualando ao mesmo ritmo do seu antecessor e sem acrescentar maiores novidades a trama.
A atuação dos atores não ajuda a imprimir ritmo algum ao filme e as atuações beiram ao risível em algumas cenas, principalmente na cena do sonho de Bella e Edward na floresta.
O filme segue lento e com os questionamentos de Bella sobre com quem deve ficar até a sua parte final. Quando Edward resolve ligar para Bella... e ele esta nada mais nada menos escondido em uma favela do Rio de Janeiro (deve ser o local preferido para um vampiro se esconder). E na cena seguinte já está na Italia se entregando aos seus antepassados... e ai o filme assume o seu lado Romeu e Julieta, com Bella indo atrás do seu amado para resgatá-lo dos clã dos Volturi.
Tudo no filme soa previsível e os flashbacks com cenas de Crepúsculo não ajudam em nada na narrativa, desta vez até a aparição dos vampiros malvados do primeiro longa se mostra totalmente fora do contexto da narrativa do filme e nada vem a acrescentar.
No final das contas, "Lua Nova" se mostra tão burocrático e lento quanto o seu antecessor e o seu roteiro segue a mesma receita e não acrescenta nada a trama, fora pífias e obvias revelações. É um filme totalmente dedicado ao público adolescente feminino e nada mais que isso.
Os efeitos especiais não chamam tanta atenção e nem as transformações dos homens em lobos chama muita atenção.
Poderia ser um filme melhor que o anterior se não fosse o roteiro lento e a ausência de surpresas na trama central. Outro erro do filme é a trilha sonora teen que não acrescenta nada a trama.
No mais o espectador que for atrás de um filme de vampiros vai levar gato por lebre... ou melhor vampiro por lobo.

Você conseguiu expressar em palavras o minha frustração só me deixou expressar em palavrões. rsrs Só acho que você foi injusto com os lobisomens. Na boa, o Jacob foi a melhor parte do filme. Temos que saber apreciar a obra de arte que é aquele peitoral. Sem falar no abdômen. kkkkk As mulheres vão me entender. rs
ResponderExcluirPrefiro nem comentar a cena do Rio. Primeiro pq estava tão graficamente mal feita que se não fosse meu marido dizer que era o Cristo no fundo eu ia ficar em dúvidas se era realmente o Rio. E com tanto lugar no Rio para um vampiro aristocrata se esconder eles mandam o cara para uma favela????? É para o associarmos com um bandido? É duro pensar que essa é a imagem do Rio que está sendo veiculada para uma grande maioria de adolescentes no mundo inteiro incapaz de pensar criticamente a realidade e a imensidão de preconceitos que a indústria cultural nos enfia goela abaixo.
Bom, chega! Senão vou ficar aqui a manhã inteira falando mal dos milhões de defeitos desse filme. Uma pena que nossos jovens fiquem tão exitados com essa pobreza (em termos de trama, enredo, cultura etc).
Bjus,
Pri!