Wes Anderson é um diretor singular que se aventura por vários gêneros em seus filmes, mas sempre mantendo o sua marca registrada que é o humor ácido e com piadas inteligentes. Depois de realizar os excelentes "Os Excentricos Tenebauns" (The Royal Tenebauns, EUA 2001), "A Vida Marinha por Steve Zissou" (The Life Aquatic with Steve Zissou, EUA 2004) e "Viagem a Darjeeling" (The Darjeling Limited, EUA 2007), chegou a vez de Anderson convocar os atores que sempre trabalham com ele e inovar mais uma vez com o excelente "O Fantástico Senhor Rapouso" (The Fantastic M. Fox, EUA 2009) e detalhe é uma animação em stop-motion.Com um roteiro inteligentíssimo, ritmo ágil e um humor ácido no ponto certo, Anderson realiza uma animação para adultos que coloca muitos temas do cotidiano representados nas personages.
Tudo começa quando o Sr. Rapouso (dublado por George Clooney) junto com a Sra. Rapouso (dublada por Meryl Streep) seguindo os seus extintos planejam roubar alguns frangos de uma granja local, porém acabam por ficar presos em uma armadilha e é neste momento que a Sra. Rapouso anuncia que esta gravida e pede ao marido para se eles sairem da armadilha ele ira arrumar um emprego e irá sair da vida de "crimes".
O tempo passa e o Sr. Rapouso esta insatisfeito com seu trabalho e com as suas posses materiais, é ai que ele resolve se mudar para uma árvore maior, mas já com a intenção de dar o seu último grande golpe. Com a ajuda do zelador de prédio ele elabora o seu plano e o coloca em execução e neste meio tempo ainda tem que receber em sua casa o sobrinho Kristofesson que é tudo o que ele queria que o seu filho Ash fosse. E aqui Anderson coloca mais uma vez os temas explorados em seus filmes anteriores, mas com muita competência.
É claro que o grande golpe do Sr. Rapouso da errado e ele acaba por colocar toda a sua família e seus amigos em perigo, pois os fazendeiros resolvem revidar e colocam em prática uma verdadeira operação de guerra para capturar o Sr. Rapouso e companhia.
Outra qualidade do filme é que os bonecos assumem os trejeitos dos atores que emprestam a sua voz para cada um dos animais, logo os trejeitos de Clooney foram incorporados ao Sr. Rapouso, assim como os trejeitos de Meryl Streep (que dá um show na dublagem), o elenco de dubladores ainda conta com Bill Murray (Badger), William Dafoe (Rat) entre outros, todos perfeitos.
Semelhanças com a "A Revolução dos Bichos" (livro de George Orwen) até existe, mas são poucas, pois o que se ve na tela é exatamente cada raça seguindo os seus extintos, enquanto os humanos não poupam esforços em promover uma verdadeira guerra contra o Sr. Rapouso e companhia, estes por sua vez querem levar uma vida digna e sem discriminações.
Wes Anderson convence com a sua primeira animação em stop motion e revela que tem talento para a coisa, a cena em que o Sr. Rapouso e os outros animais roubam as fazendas como uma vingança é cheia de sutilezas, sem contar os discursos do Sr. Rapouso a mesa... perfeitos e sutis.
No mais é uma animação para gente grande e amantes da sétima arte, que não vai agradar ao público em geral, pois o que vemos na tela tem a marca registrada do diretor humor ácido na medida certa e muitas metáforas bem ao seu estilo. Um filme que merece ser visto e apreciado como arte, pois o trabalho do diretor é exatamente esse arte.

Nenhum comentário:
Postar um comentário