sábado, 9 de julho de 2011

Livro - Um Dia

O que é uma amizade sincera que transcorre durante anos e anos e permanece intocada, mas com todos os percalços de uma amizade verdadeira e sincera deve ser? Como pedir desculpas a uma pessoa que você considera como melhor amigo ou amiga? Como estar presente nos momentos em que um precisa do outro para aconselhar e ser um ombro amigo, ou para compartilhar conquistas e alegria? É exatamente respondendo a essas perguntas que o autor David Nichols estrutura o seu livro "Um Dia" (One Day, Inglaterra 2009).

O livro acompanha a vida de Emma Morley e Dexter Mayhew ao longo de 20 anos, tendo como ponto de partida o dia 15 de julho de 1988, o dia em que ambos se conhecem e passam a noite juntos no pequeno apartamento onde Emma mora com uma colega de quarto, no dia da formatura de ambos. Porém Emma e Dexter são praticamente o oposto um do outro, ele é um rapaz rico e fútil que só pensa em ser famoso na televisão, enquanto Emma é uma garota pobre e que pensa em se tornar uma escritora ou se tornar uma professora.

A cada capítulo do livro o ano muda, e o leitor encontra novamente os personagens um ano mais velhos e exatamente novamente no dia 15 de julho, no dia do aniversário em que os protagonistas se conheceram. E o livro segue mostrando o amadurecimento de Emma e Dexter ao longo dos anos, e como em qualquer amizade que se preze, eles se ajudam, brigam, pedem desculpas, conhecem pessoas, mas não esquecem a amizade que um tem pelo outro.

O livro é bem estruturado e é difícil parar de ler, pois o leitor sempre vai querer saber o que irá ocorrer no ano seguinte. Em alguns momentos o livro faz um flasback, o que são raros, para explicar algo e isso garante que não existam pontas soltas na história.

Outro ponto interessante é como o ato de um dos protagonistas irá influenciar diretamente no outro, logo as longas conversas entre Emma e Dexter, irá moldar aos poucos não só a personalidade de ambos, mas as suas vidas serão guiadas muitas vezes por essas conversas.

E o livro realmente mexe com o leitor e o leva do riso as lágrimas e consegue passar uma mensagem de amizade e companheirismo para todos que o ler.

Estruturado em cinco partes e 23 capítulos o livro de 408 páginas (na edição nacional publicada pela Intrinseca) é de leitura fácil.

Com um texto envolvente e cativante, personagens bem construídos e uma história de amizade que atravessa duas décadas, David Nicholls escreveu um livro que vai ficar marcado para quem o ler e aqui digo que vale até uma releitura, para que as passagens que passaram despercebidas na primeira leitura sejam descobertas.

Um Dia ganhou recentemente um filme estrelado por Anne Hathaway como Emma Morley e Jim Sturgges como Dexter Mayhem e dirigido por Lone Scherfig (Educação), o longa está ainda inédito nos cinemas nacionais. e tem data de estréia marcada para agosto para os Estados Unidos. E quando estreiar será comentado aqui no blog.

Por enquanto nos resta ler o livro e tirar algumas lições para as nossas vidas, que o autor colocou ao longo de todo o livro, seja em uma frase ou conversas entre os personagens principais de alguma forma o livro nos fará pensar e refletir e percermos que a verdadeira amizade é intocável, mesmo que esse amigo ou amiga não esteja por perto quando precisarmos, ele ou ela sempre será uma parte de nós, pois amizades verdadeiras e sinceras são assim, ficam marcadas por toda a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário