Desde que a cine série "Harry Potter" terminou os estúdios de Hollywood, vem se esforçando para substituí-la, porém as tentativas anteriores não foram tão bem sucedidas assim. Mas esse quadro pode mudar com a estréia de "Jogos Vorazes" (The Hunger Games, EUA 2012), apesar da temática mais adulta o filme é um forte candidado a preencher a lacuna deixada pelo bruxinho.
O filme se passa em algum tempo no futuro, após uma guerra assolar os Estados Unidos o mesmo foi dividido em doze distritos e mais a Capital, que venceu a guerra e para restabelecer a ordem no país institui que a cada ano os doze distritos devem enviar um casal para participarem dos Jogos Vorazes, um reallity show onde os participantes devem matar os oponentes e ao final somente um pode se consagrar vencedor.
É neste cenário controlado por um Estado totalitarista e controlador, que vive no décimo segundo distrito Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) com a sua irmã menor Primrose Everdeen e sua mãe. Quando sua irmã é sorteada para ser uma das representantes do distrito nos Jogos Vorazes, Katniss se oferece como tributo para ir no lugar da irmã e ao seu lado é escolhido Peeta Mellark (Josh Hutcherson).
Ao ser transportada para a Capital para se preparar para os jogos Katniss percebe que existe uma outra realidade da qual ela não está acostumada e nunca havia visto antes, pois se por um lado os povos que vivem nos distritos são oprimidos e vivem a beira da marginalidade a realidade da Capital é outro, pois existe a fartura para os seus habitantes, além de terem como principal diversão assistirem os tais Jogos Vorazes e realizarem apostas nos seus competidores favoritos. São essas mesmas pessoas que podem ser os patrocinadores dos competidores e estes também podem auxiliar os seus patrocinados a permanecerem vivos nos jogos. Mas nem tudo é fácil na competição pois a Capital pode interferir nos jogos como bem entender até mudando as regras no meio da competição. Logo qualquer semelhança com 1984 de George Orwell não é mera semelhança.
A trama tem muitos traços políticos e jogos de bastidores, que a todo tempo podem mudar o curso da competição e esse traço do roteiro fica muito evidente a medida que o filme se desemrola.
Outro ponto que chama atenção são as cenas onde a violência é extrema, ou seja, tudo é capturado pela câmera do diretor Gary Ross, que tem em seu currículo o filme "Seabiscuit" (EUA 2003) que é o mais conhecido por aqui, mas já se prepara para rodar a continuação de Jogos Vorazes que por aqui deve ganhar o título "Em Chamas" (Catching Fire) e está previsto para estreiar em novembro de 2013 nos EUA.
Tirando o seu visual que chama atenção quando o filme se transporta para a Capital, o restante da fotografia é basicamente cinzenta e escura devido a muitas cenas noturnas na floresta onde a competição acontece.
Com isso tudo a seu favor o filme agrada o público, que agora fica esperando os dois capítulos seguintes da série que tudo indica que terão mais traços políticos e não será surpresa que o último livro como já é de costume seja separado em duas partes como já foi feito na série "Harry Potter" e com a Saga Crepúsculo. Os jogos irão continuar e se o mesmo nível do primeiro filme for mantido a série tem tudo para se destacar nas telas.


Nenhum comentário:
Postar um comentário