Os anos 80 para muitos deixou saudades, não só no campo da música, jogos, desenhos animados e tantas outras recordações daqueles que viveram esses anos e se divertiram muito. E foi bebendo dessa fonte que o diretor Joe Carnahan trouxe para as telas um dos seriados mais cultuados dos já distantes anos 80 e "Esquadrão Classe A" (The A Team, EUA 2010) não perde em nada para o seu original.
Para início de conversa os saudosistas irão ver na versão século XXI tudo o que estavam acostumados a ver no seriado, as discussões entre Murdock e B.A., os planos mirabolantes de Haniball e as tiradas sarcáticas de Cara-de-Pau. Tudo como sempre foi e deveria ser se um dia fizessem um filme com base nos personagens.
A sequência inicial dá ao público uma idéia do que esta por vir ao longo da projeção e de uma forma ágil mostra a formação da equipe, que culmina em uma sequência de perseguição de helicópteros e uma rápida explicação do porque B.A. tem medo de voar. A ação se transporta para 8 anos a frente e reencontramos o Esquadrão Classe A no Iraque executando missões para o exército americano e em uma dessas missões eles são traídos, condenados e perdem as suas patentes.
Daí para frente contar mais seria estragar as surpresas que estão por vir ao longo da projeção, mas as cenas de ação mesmo que pareçam absurdas as vezes, se mostram dentro do contexto do filme e se encaixam na trama que tem como base o roubo de placas para a impressão de notas de dólares e que em mãos erradas irão proporcionar uma quebra na economia americana.
O elenco principal é formado por Liam Neeson (Hannibal), Bradley Cooper (Cara de Pau), Quinton 'Rampage' Jackson (B.A) e Sharlto Copley (Murdock), além de contar ainda com Jessica Biel (como a agente Charisa Sosa) e Patrick Wilson (como o agente Lynch). A direção dos atores é eficiente e todos estão bem em seus papéis.
A trilha sonora clássica que embalava o seriado esta presente no filme, além de outros elementos tão conhecido dos fãs da série, como o furgão preto usado pela equipe.
Um outro acerto de Carnahan foi o de utilizar uma edição fora dos padrões de videoclipe que normalmente permeam estes tipos de filmes de ação. A ação aqui é bem pontuada e ocorre na hora certa.
Com todas essas qualidades "Esquadrão Classe A" tem tudo para se tornar um filme dos melhores filmes de ação dos últimos tempo e o que é mais importante, fazendo a justiça de manter nas telas todas as qualidades do seriado não decepcionando em nenhum momento os fãs da série.
E como não podia faltar após os créditos há uma cena escondida e que vai divertir muito aqueles que ficarem no cinema para assisti-lá.
No mais é aguardar pela sequência que deve sair daqui a alguns anos, pois como dizia a abertura do programa "Se você tem um problema e puder encontrá-los, talvez você possa contratar o Esquadrão Classe A" falta então agora mostrar o Esquadrão atuando como os soldados da fortuna do seriado oitentista ,e se o primeiro filme já teve qualidade de sobra, que venham os demais com mais novidades ainda. E com o tema musical que eternizou para sempre o seriado nas nossas lembranças.


Nenhum comentário:
Postar um comentário