Parece que cada vez mais bons documentários entram em cartaz nas telas dos cinemas criando assim um vínculo maior entre o grande público e esse gênero que anda reduzido aos circuitos de arte e ao fiel público que frequenta esse circuito mais fechado.No último dia 02/12 resolvi assistir "A Todo Volume" (It Might Get Loud, EUA 2008) no Vale Open Air e para minha surpresa o filme é uma verdadeira aula de música e para aqueles que apreciam rock, um encontro de três guitarristas que cada qual com o seu estilo ao longo do filme vão contando ao público toda a sua trajetória até os dias atuais.
The Edge (U2), Jimmy Page (Led Zeppelin) e Jack White (White Stripes) se reunem em um galpão para trocarem experiências sobre como tocar e tirar os mais diferenciados acordes da guitarra elétrica.
É a partir dai que cada um vai contar ao público toda a sua trajetória e compartilhar experiências sobre como foram desenvolvendo ao longo dos anos o estilo único de cada um. Jack White recorda os tempos em que ganhou o seu primeiro violão e começou a se ingressar no mundo do rock. Por sua vez Jimmy Page recorda o que levou o Led Zeppelin a gravar em uma mansão em meio a uma paisagem bucólica inglesa e como aquilo ditou novos rumos para algumas bandas da época a fazerem o mesmo. E por fim acompanhamos The Edge até o local onde o U2 fez as suas primeiras apresentações em uma laje que ficava atrás de um colégio nos arredores de Dublin.
O filme prossegue alternando as recordações dos músicos e as suas discurssões sobre os vários estilos de se tocar a guitarra elétrica. É um verdadeiro presente ver os três tocando juntos e o respeito que um tem pelo outro na arte do ofício.
Ao fim do filme o público presente não teve como não aplaudir o documentário do diretor Davis Guggenhein e de quebra durante os créditos finais ganhar uma palinha dos três tocando ao violão uma canção em formato acústico, coisa de quem domina a arte. E fica aqui a torcida para que este filme entre em cartaz nos cinemas para que um público maior possa ter acesso a ele.
No caso deste filme temos a definição do que realmente é música para ver e ouvir e a todo volume.

Nenhum comentário:
Postar um comentário